Testes Canto Sereno

Caminhe Com Pessoas Que Acreditam Em Você Afirmações positivas podem te dar forças surpreendentes.

O cérebro é uma máquina de registros. Tudo o que você ouve e vê garante um espaço em sua memória, seja a de longo prazo ou curto prazo.

Quando você ouve frases como “você vai vencer na vida” ou “você será para sempre um miserável”, seu cérebro registra esta informação, mesmo você querendo ou não. Você terá sorte se estas afirmações não te prejudicarem em certo momento da vida.

Não é por acaso ou simplesmente por invenção humana que os tipos de frase citados acima são considerados agressão verbal. Literalmente, estas afirmações são uma agressão à mente humana.

Você provavelmente conhece pessoas que na infância foram muito agredidas verbalmente. Algumas ouviram falar que eram muito “burras” e não teriam sucesso na vida, outras que eram feias demais e morreriam solteiras, outras que eram desengonçadas e não sabiam fazer nada direito… Talvez este seja até mesmo o seu caso.

Imagine o estrago que isto causa a um ser humano. É uma violência devastadora de sequelas de longo tempo.

A situação agrava-se quando, ao entrar na fase adulta, o sujeito continua tendo pessoas por perto que não sabem (ou não aprenderam) dizer frases cheias de otimismo e crença.

Se você caminha com pessoas que não olham para você e dizem “você é capaz”, afaste-se ou corrija-as. Sim, você é capaz de vencer suas tristezas, capaz de vencer os monstros da vida e capaz de evoluir com as próprias pernas.

Não permita que olhem para você de cima para baixo e digam que você é uma coitada ou um pobre indefeso.

Te tratam como um bebê? Mostre que você é um adulto. Te tratam como um doente incapaz? Mostre que você é capaz de viver bem, mesmo com suas deficiências. Te tratam como um pobre coitado? Mostre que você não é menor do que ninguém.

Leia também: A Voz do Povo é a Voz de Deus?

Observe as pessoas ao seu redor que vivem felizes e tem sucesso em tudo que fazem. Sabe o quanto você é menor do que elas? Nada. Nada mesmo.

Ser mimado é, de certa forma, confortante. Ser tratado como um incapaz pode ser, na visão de algumas pessoas, algo bom. Mas a verdade é que aceitar este tipo de coisa é viver acorrentado nos próprios achismos e deixar de viver a vida como ela deve ser vivida.

Sim, você pode vencer. Não o conheço, mas sei que pode.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Romanos 8:37

Danilo Henrique Gomes é um assíduo amante da psicologia, filosofia e teologia, que há anos dedica seus dias aos estudos relacionados à mente humana e a Bíblia. Começou a escrever cedo, logo na adolescência, e desde então encontrou grande prazer e satisfação na escrita.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *