Testes Canto Sereno

Os Hormônios e Seus Efeitos Todas as emoções humanas estão diretamente ligadas a estas substâncias fantásticas.

Como já escrito em várias postagens daqui, o equilíbrio na produção de hormônios é extremamente importante para o bem-estar humano.

A importância destas substâncias é tão vital que as consequências da falta de alguns hormônios podem até, por exemplo, causar depressão.

Não custa nada aprendermos um pouco mais sobre os hormônios e seus efeitos, não é mesmo?

Nesta postagem iremos entender um pouco mais sobre cinco hormônios: dopamina, serotonina, oxitocina, noradrenalina e adrenalina.

Dopamina: a produção deste hormônio traz ao indivíduo a sensação de prazer e bem-estar. A ausência desta substância no organismo pode causar ansiedade, desespero e preocupação.

Serotonina: também é responsável pela sensação de bem-estar no organismo. Sua ausência pode desencadear uma série de pensamentos negativos a respeito de, até mesmo, situações corriqueiras.

Oxitocina: outro hormônio que provoca o surgimento da sensação de bem-estar e felicidade. Este hormônio é mais facilmente produzido diante de situações em que haja amor. Um simples abraço pode estimular a produção de oxitocina.

Noradrenalina e Adrenalina: hormônios ligados aos instintos de sobrevivência humana. São responsáveis por ativar os recursos humanos ligados à defesa pela sobrevivência como: aumentar a força, melhorar a visão, aumentar a agilidade, etc.

Para concluir, vejamos abaixo um exemplo de como os hormônios agem e o que os estimulam.

Danilo Henrique Gomes é um assíduo amante da psicologia, filosofia e teologia, que há anos dedica seus dias aos estudos relacionados à mente humana e a Bíblia. Começou a escrever cedo, logo na adolescência, e desde então encontrou grande prazer e satisfação na escrita.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *