Kindle Unlimited

Tire o Pé do Acelerador

O cérebro humano é uma máquina incrível. Enganado está aquele que crê no controle total das decisões conscientes sobre o cérebro, ou seja, seu cérebro te controla mais do que parece.

Quanto mais estudos são realizados em relação ao cérebro, mais parece que o mesmo e a consciência são coisas separadas. Já ouviu falar em hipnose? Sim, ela existe e não é um truque (vários psicanalistas e hipnólogos ganham a vida usando esta incrível técnica).

Okay… O papo científico está interessante, mas vamos ao que interessa!

Se você é uma pessoa ansiosa, faça urgentemente o seguinte: ensine o seu cérebro a desacelerar o fluxo dos pensamentos. A maioria esmagadora das pessoas em depressão e a maioria daqueles que deram fim à própria vida sofriam de ansiedade. Tirar o pé do acelerador mental é uma questão de saúde.

Como dito no segundo parágrafo deste post, o cérebro parece ser algo separado da consciência, pois, se você sempre permitiu-se pensar inúmeras coisas em um curto período de tempo, com toda certeza esta maquininha dentro de sua cabeça “aprendeu” a movimentar os pensamentos muito velozmente.

Mas afinal, qual é o problema de pensar rápido? Já te explico.

O cérebro é incrível, mas não é um computador de última geração. Este órgão necessita de certo tempo para acessar a área cerebral responsável pelas conclusões racionais, ao contrário da área responsável pelas emoções que, instantaneamente, é acessada diante de qualquer situação.

Leia também: Ainda Há Esperança

Somos programados para, diante de qualquer situação, apelar primeiramente para os pensamentos dominados pela emoção em vez da razão (até porque nossos instintos naturais procuram nos manter vivos, ou seja, se um urso aparecer na sua frente, por exemplo, pouco importa os pensamentos racionais).

E o que ocorre quando centenas e centenas de pensamentos passam pelos campos da mente sem serem “carimbados” pela conclusão racional? Amontoam-se e provocam as mais loucas emoções e conclusões.

Pense sempre com calma. Respire fundo. Sempre reflita uma, duas, três vezes antes de tomar alguma decisão. Pra quê ter pressa? O mundo não irá acabar daqui dez minutos (assim espero).

Deixe este motor pensante esfriar um pouco… Que tal tirar o pé do acelerador?

O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.
Provérbios 15:28

Danilo Henrique Gomes é um assíduo amante da psicologia, filosofia e teologia, que há anos dedica seus dias aos estudos relacionados à mente humana e à Bíblia. Começou a escrever cedo, logo na adolescência, e desde então encontrou grande prazer e satisfação na escrita.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *